O Direito administrativo da infraestrutura: Repensando o conceito clássico de bens públicos em prol do desenvolvimento econômico e social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48143/rdai.35.dalpozzo

Palavras-chave:

Direito Administrativo, Infraestrutura, Bens Públicos, Ativo Público, Concessão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Gestão Pública

Resumo

O artigo propõe uma releitura do conceito clássico de bens públicos, especialmente no contexto da infraestrutura, ao introduzir a noção de ativo público de infraestrutura como subcategoria dos bens de uso especial. A abordagem enfatiza a dimensão finalística e dinâmica desses ativos, destacando seu papel na promoção do desenvolvimento econômico e social. A obra analisa criticamente a inadequação do modelo tradicional de concessão de obra pública, sugerindo a adoção da figura da concessão de infraestrutura como instrumento mais eficaz para viabilizar investimentos, operação e manutenção de ativos públicos. Com base em fundamentos jurídicos, econômicos e contábeis, o estudo defende uma reformulação da prática administrativa, promovendo maior eficiência na gestão pública e segurança jurídica nos contratos celebrados com a iniciativa privada. Exemplos como rodovias, aeroportos e parques ilustram a necessidade de alinhar os instrumentos legais à realidade contemporânea da infraestrutura nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Neves Dal Pozzo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Sao Paulo

Doutor e Mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor de Direito Administrativo e Fundamentos de Direito Público da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Visiting Professor na Università di Roma La Sapienza, na Itália. Chercheur Invité na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, na França. Chercheur Invité na Université Paris 2 Panthéon-Assas, na França. Research Assistant na Harvard Law School do Professor Roberto Mangabeira Unger, Roscoe Pound Professor of Law. Advogado e Parecerista. Sócio-fundador do Dal Pozzo Advogados.

Referências

ATALIBA, Geraldo. Hipótese de Incidência Tributária. 6. ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de Direito Administrativo. 33. ed. São Paulo: Malheiros, 2016.

CARNELUTTI, Francesco. Apud DAL POZZO, Antonio Araldo. Manual Básico de Direito Processual Civil. São Paulo: Oliveira Mendes.

DAL POZZO, Augusto Neves. O Direito Administrativo da Infraestrutura. São Paulo: Contracorrente, 2020.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Teoria Geral do Direito Civil. 34. ed. v. I. São Paulo: Saraiva, 2017.

MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. Algumas notas sobre a concessão de rodovias. Revista Trimestral de Direito Público, v. 40, São Paulo: Malheiros, 2002, p. 175–188.

MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. Bens públicos: função social e exploração econômica: o regime jurídico das utilidades públicas. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito de Construir. 9. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

______. Curso de Direito Administrativo. 33. ed. São Paulo: Malheiros, 2007.

Downloads

Publicado

2025-10-13

Como Citar

DAL POZZO, Augusto Neves. O Direito administrativo da infraestrutura: Repensando o conceito clássico de bens públicos em prol do desenvolvimento econômico e social. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura | RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 9, n. 35, p. 27–48, 2025. DOI: 10.48143/rdai.35.dalpozzo. Disponível em: https://www.rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/811. Acesso em: 25 jan. 2026.

Edição

Seção

Atividade de Infraestrututra | Infrastructure activity