Servidores públicos
DOI:
https://doi.org/10.48143/rdai.v9i32.752Palabras clave:
Servidores Públicos, Concurso Público, Regime Jurídico Único, Estabilidade, Direito Administrativo, Constituição Federal, Pessoal TemporárioResumen
O artigo “Servidores Públicos”, de Márcio Cammarosano, aborda com profundidade o regime jurídico aplicável aos servidores da administração pública direta e indireta no Brasil, com foco na exigência de concurso público, no regime jurídico único e nas regras constitucionais sobre estabilidade. O autor destaca o princípio da isonomia como fundamento para a obrigatoriedade de concursos públicos e denuncia práticas legislativas e administrativas que subvertem esse princípio, como a criação indiscriminada de cargos em comissão, transposições e contratações sem base constitucional. O texto também analisa os fundamentos e limites do regime jurídico único (art. 39 da CF), a estabilidade excepcional prevista no art. 19 do ADCT e os critérios para a contratação de pessoal temporário (art. 37, IX, da CF). Por fim, sustenta a primazia do regime estatutário para servidores permanentes e a aplicação subsidiária da CLT para casos excepcionais, sempre em consonância com o interesse público e os princípios da moralidade e legalidade administrativa.
Descargas
Citas
BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio (coord.) Direito administrativo na Constituição de 1988. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1991, p. 169-198. Transcrição realizada por Maíra Simões de Souza.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este periódico é licenciado por (CC BY-NC-ND)
El envío y publicación de artículos son gratuitos; revisado por pares; la revista usa CrossCheck (anti-plagio); y cumple con la Guía del Editor de COPE; Comité de Ética en Publicaciones, además de las recomendaciones de Elsevier y SciELO. Consulta las Normas para la presentación y evaluación de la RDA.