A concessão de serviços públicos como instrumento de colaboração entre a Administração e os particulares – Parte 1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48143/rdai.35.goncalves

Palavras-chave:

Concessão De Serviços Públicos, Colaboração Administrativa, Contrato Administrativo, Interesse Público, Direito Administrativo Português

Resumo

O artigo analisa a concessão de serviços públicos como técnica de colaboração primária entre a Administração e particulares, com destaque para sua natureza jurídica, fundamentos, regimes contratuais e implicações regulatórias. O autor parte da exclusão da natureza privada do ato concessório e adota a concepção da concessão como contrato administrativo com cláusulas de eficácia parcialmente regulamentar. A investigação percorre as principais correntes doutrinárias europeias e suas implicações no direito português, sustentando que a concessão se constitui como um acordo de vontades bilateral, destinado à realização do interesse público por meio da atuação de particulares vinculados à Administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Costa Gonçalves, Universidade de Coimbra, Lisboa

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Advogado (sócio da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva, Sociedade de Advogados), Presidente do Instituto Jurídico da Comunicação, Presidente do Centro de Estudos de Direito Público e Regulação (CEDIPRE) e Diretor da Revista de Contratos Públicos. ORCID iD: 0000-0001-9317-6416. E-mail: pgon@fd.uc.pt.

Referências

ALBERTI, Marco. Le concessioni amministrative. Aspetti della contrattualità delle pubbliche amministrazioni. Napoli: Jovene, 1981.

BARDUSCO, Aldo. La concessione di pubblico servizio come contratto. Padova: CEDAM, 1970.

BERRUETA DE JUAN, Juan. Lecciones de Derecho Administrativo. Madrid: Tecnos, 1992.

CAETANO, Marcello. Manual de Direito Administrativo. 10. ed. Coimbra: Almedina, 1980.

COLLAÇO, Magalhães. Lições de Direito Administrativo. Coimbra: Coimbra Editora, 1914.

COMTE, Adrien. La concession de service public. Paris: LGDJ, 1936.

DUGUIT, Léon. Traité de droit constitutionnel. Paris: Fontemoing, 1911.

FLEINER, Fritz. Allgemeines Verwaltungsrecht. Tübingen: Mohr Siebeck, 1922.

FORTI, Ugo. La concessione di pubblico servizio. Torino: UTET, 1900.

GIANNINI, Massimo Severo. Diritto amministrativo. Milão: Giuffrè, 1993.

GULLO, Francesco. La concessione di pubblico servizio. Roma: Edizioni Scientifiche Italiane, 1954.

JELLINEK, Walter. Allgemeine Staatslehre. Berlin: Springer, 1922. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-662-43104-7

LEONE, Giovanni. Diritto amministrativo italiano. Roma: Jovene, 1960.

LÓPEZ PELLICER, Vicente; SÁNCHEZ DÍAZ, Manuel. Derecho administrativo general. Valencia: Tirant lo Blanch, 2001.

MAYER, Otto. Deutsches Verwaltungsrecht. Leipzig: Duncker & Humblot, 1895.

RANELLETTI, Oreste. Scritti di diritto amministrativo. Roma: Athenaeum, 1912.

RICHER, Laurent. Droit des contrats administratifs. Paris: Montchrestien, 2004.

SILVESTRI, Enzo. Le concessioni di pubblico servizio. Milano: Giuffrè, 1987.

SOARES, Rogério. A concessão de serviço público no direito português. Coimbra: Almedina, 1998.

SÉRVULO CORREIA, João. Legalidade e autonomia contratual nos contratos administrativos. Coimbra: Almedina, 1995.

ZANOBINI, Guido. Corso di diritto amministrativo. 4. ed. Milano: Giuffrè, 1958.

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

GONÇALVES, Pedro Costa. A concessão de serviços públicos como instrumento de colaboração entre a Administração e os particulares – Parte 1. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura | RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 9, n. 35, p. 203–280, 2025. DOI: 10.48143/rdai.35.goncalves. Disponível em: https://www.rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/818. Acesso em: 26 jan. 2026.

Edição

Seção

Doutrina Estrangeira | Foreign Doctrine